sábado, 7 de agosto de 2010

Percursos do corpo na cultura contemporânea

                                                                                                                                Malu Fontes




Ao abordar Os percursos do corpo na cultura contemporânea Fontes¹ apresenta e analisa as características de um padrão físico-corporal contemporâneo e evidenciado a todo instante nos meios midiáticos. Uma ditadura estética da beleza; corpos magros,  altos,  definidos,cabelos claros etc... Vivemos mediante um apelo hipinotizante  de ser belo a todo custo tendo como alvo preferencial as mulheres, sobretudo jovens e urbanas preferencialmente.
A autora nomeia este corpo ideal veiculado e presente na cultura de massa como "canônico". E quando este
desintegra-se da considerada normalidade seja por uma doença, mutilação etc... Socialmente torna-se dissonante do canônico. O corpo dissonante é exemplificado como aquele deficiente diferente do que é considerado normal; a dissonância é comumente transformada em mal estar porque causa estranhamento nas pessoas e pela ótica das pessoas com deficiência os artfícios tecnológicos cada vez mais sofisticados e eficientes ajudam na construção ou reconstrução de um corpo mais próximo do canônico. Camuflar uma parte  perdida do corpo seja com próteses e outros recursos o torna mais aceito e desejável socialmente.



¹Artigo contido no livro Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d) eficiências corporais / organizado por Edvaldo souza Couto e silvana Vilodre Goellner-2.ed.- Porto Alegre:Editora da UFRGS,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário