sábado, 7 de agosto de 2010

Corpo, fragmento e ligações:A micro história de alguns órgãos e de certas promessas

                                                                          Ieda Tucherman




Ao discutir corpo, fragmentos e ligações Tucherman¹ analisa a aceleração tecnológica em campos científicos mais recentes e tão diversos como a robótica, a biônica, a nanoteclogia, a biologia molecular,a genômica, a inteligência artificial,a bioengenharia e todo conjunto emergente das tecnologias computacionais e pelas biotecnologias.Colocações instigantes a respeito no que concerne as possibilidades tecnológicas no corpo.
Cada vez mais a tecnologia investe no biológico e a biologia invade o mundo das máquinas.Segundo a autora está ficando mais difícil separar a fronteira do vivo e não vivo. Através do experimento várias pesquisas científicas decifram o corpo na sua composição do micro ao macro e com isto criam possibilidades jamais pensadas: fertilizações, transplantes,implantes, clonagens , a recém utilização das células tronco etc...
É anunciada uma revolução e uma provável criação de um mercado humano com peças para serem fabricadas e comercializadas para quem pode pagar, suprindo a deficiência deste corpo.
Estamos vivenciando um momento cujo aquela ficção científica anunciada nos filmes está cada vez mais real, onde o homem discute esta simbiose entre o corpo e a tecnologia.O natural e o artificial. Quem nós somos? Onde começa o humano e termina a máquina ou vice-versa.


¹ Artigo contido no livro Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d) eficiências corporais / organizado por Edvaldo Souza couto e Silvana Vilodre Goellner-2.ed.-Porto Alegre: Editora da UFRGS,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário